terça-feira, 21 de julho de 2009

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA  


INTRODUÇÃO
Na história da educação brasileira o ensino esteve, por muito tempo, pautado no modelo tradicionalista, marcado pela simples transmissão dos conhecimentos produzidos pela ciência ao longo da história da humanidade. O ensino de Ciências e de Biologia, também vem sendo marcado por um ensino teórico e enciclopédico. Sabe-se que ainda hoje, em geral, as aulas de Biologia não levam os alunos a uma aprendizagem científica significativa e efetiva, face ao desinteresse dos jovens do ensino médio, o que contribui negativamente para o desenvolvimento de atividades nas aulas de Biologia. A idealização da pesquisa se deu a partir da necessidade de verificar a aceitação de novas propostas de ensino, por parte dos alunos, além da intenção de redirecionar a forma de repasse dos conteúdos em uma das escolas contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do Governo Federal. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a percepção dos alunos do ensino médio da escola pública Presidente Tancredo Neves em Boa Vista, Roraima, sobre as atividades desenvolvidas nas aulas de Biologia, ressaltando-se as atividades práticas.

METODOLOGIA
O estudo foi composto por um questionário com sete questões, abertas e fechadas, que abrangeram afinidade com a Biologia, dificuldades de aprendizagem, relacionamento professor-aluno e rendimento nas atividades práticas. O questionário foi respondido por 150 alunos matriculados nas três séries do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, situada em um bairro periférico de Boa Vista/RR. Os dados coletados foram tabulados, organizados em tabelas e demonstrados em gráficos com tratamento estatístico de freqüência simples.

RESULTADO
Através da análise dos resultados pode-se verificar que a maioria dos alunos, cerca de 96% (fig. 2), têm grande interesse pela Biologia e consideram as aulas práticas, quando bem aplicadas, fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos que não consideram as aulas práticas eficientes, cerca de 4%, são praticamente os mesmos que não gostam da matéria Biologia. Além disso, os dados indicam interesse dos alunos pelos diversos ramos da Biologia, variando de Microbiologia até temas relacionados à Saúde (fig. 3). Dentre as dificuldades nas aulas de Biologia, verifica-se que a ausência de imagens, especialmente de vídeos foi a mais apontada, representando cerca de 80% dos alunos; notando-se que os vídeos foram eleitos pelos alunos como material didático que mais auxilia o entendimento do assunto tratado nas aulas teóricas. Com relação a interação entre professor-aluno, os resultados apontam que esta é positiva e, segundo os alunos, é necessária para melhor compreensão do assunto, principalmente nas aulas teóricas com ausência de imagens. Ressalta-se, contudo, a importância da conciliação entre prática e teoria na exposição dos conteúdos de Biologia.

CONCLUSÕES
Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Tancredo Neves têm afinidade com a Biologia e estão motivados a participar de atividades práticas, pois segundo eles, estas atividades despertam a vontade de aprender e aumentam as chances de compreensão dos conteúdos ministrados. Ressalta-se, contudo, a importância da conciliação entre prática e teoria (FIG. 3) na exposição dos conteúdos de Biologia.

Ramos da Biologia de interesse dos alunos do ensino médio da Escola Pres. Tancredo Neves.


Área: G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem Eliane dos Santos Simas1, Paulo Diego Caetano Rodrigues1, Arlene Oliveira Souza2, Silvana Túlio Fortes3 Simas hotmail.com 1. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CBio/UFRR (bolsista PIBID) 2. Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Boa Vista/RR (supervisora PIBID), 3. Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR (coordenadora PIBID - Biologia)

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